Páginas

sábado, 9 de março de 2013

Em busca do Super Homem




Solidão é a não adaptação ou agregamento de um em um todo, causada pelo isolamento próprio ou descriminação coletiva. A causa desse isolamento ou descriminação existe desde a Antiguidade : excluir ao que é diferente e aparenta ter defeitos não aceitáveis, em busca do perfeito.
Essa busca foi agravada pelo capitalismo e pela Idade Contemporânea, onde fábricas constroem produtos a todo instante sem erros, onde o homem possui a idéia de clonar-se ou colocar sua capacidade dentro de uma máquina. Nietzsche disse em seu livro : "Assim falou Zaratustra" que o homem constantemente deve estar em busca do super-homem, melhorando a si até atingir o "mais-que-perfeito". Confundiram as idéias e valores do filósofo, assim atingindo uma sociedade individualista , onde cada um busca o perfeito infundado, pensando assim atingir a felicidade.
Segundo a teoria de Epicuro filósofo grego, sobre a felicidade, o homem precisa apenas de três elementos para se ser feliz : estar em harmonia com a natureza, possuir o mínimo para se obter a liberdade e uma auto-reflexão constante. A sociedade não busca isso. Em busca, e não culpadas, por um sucesso material, desejo causado pela propaganda, seja ela qual for, pois enaltece  e cria a ilusão do que é ser feliz de acordo com o que seu produto oferecido precisa para ser comprado. As pessoas se perdem e se distanciam. Egocentristas, com dificuldade, se rendem e se dedicam a alguma causa de ajuda a um semelhante.
A solidão é a principal causa das chamadas "doenças modernas" , isso é , a depressão , transtornos de ansiedade, etc. O que reflete uma sociedade doente psicologicamente.

O planeta não é povoado socialmente, pois a palavra remete a idéia de muitas pessoas em um só lugar, um aproximado, união de pessoas. Planeta populoso e sozinho. Sete bilhões de pessoas e cada uma somente preocupada com o seu único dinheiro. Um dia, talvez, extraíremos conhecimento dos animais e nos comportaremos como eles, será melhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário